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This is the list of published articles about the Virtual Learning Environment Logicamente:

  • [2011,incollection] bibtex
    P. Terrematte, F. Costa, and J. Marcos, "Logicamente: A Virtual Learning Environment for Logic based on Learning Objects." Berlin: Springer-Verlag, 2011, vol. 6680, pp. 223-230.
    @InCollection{ter:cos:mar:logicamente-TICTTL11,
      author = "Patrick {Terrematte} and Fabr\'icio {Costa} and Jo\~ao {Marcos}", title = "Logicamente: A {V}irtual {L}earning {E}nvironment for Logic based on {L}earning {O}bjects", booktitle = "TICTTL 2011", publisher = "Springer-Verlag", address = "Berlin", series = "Lecture Notes in Artificial Intelligence", year = "2011", volume = "6680", pages = "223--230", }
  • [2009,article] bibtex
    P. Terrematte, J. Marcos, and T. Galdino, "O Logicamente: A implementação colaborativa de Objetos de Aprendizagem de Lógica," (IV WAPSEDI). In: SBIE – XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009.
    @Article{ Terrematte2009,
      author = "Patrick Terrematte and Jo{\~a}o Marcos and Thales Galdino", title = "{O Logicamente: A implementa\c{c}{\~a}o colaborativa de Objetos de Aprendizagem de L{\'o}gica}", journal = "{(IV WAPSEDI). In: SBIE - XX Simp{\'o}sio Brasileiro de Inform{\'a}tica na Educa\c{c}{\~a}o}", year = "2009" }
  • [2008,article] bibtex
    G. Vilela, M. Rosan, and J. Marcos, "Implementação de um gerador e verificador de modelos finitos para a Lógica Clássica de Primeira Ordem," VIII ERMAC–R3, 2008.
    @Article{ Vilela2008,
      author = "Giuliano Vilela and Max Rosan and Jo{\~a}o Marcos", title = "{Implementa\c{c}{\~a}o de um gerador e verificador de modelos finitos para a L{\'o}gica Cl{\'a}ssica de Primeira Ordem}", journal = "{VIII ERMAC--R3}", year = "2008", abstract = "Neste trabalho, mostra-se o processo de desenvolvimento e o funcionamento interno de um gerador e verificador de modelos finitos para a L{\'o}gica Cl{\'a}ssica de Primeira Ordem. Trata-se de uma aplica\c{c}{\~a}o web, implementando dois m{\'o}dulos do projeto Logicamente: um gerador exaustivo de modelos e um verificador simples, com o qual o usu{\'a}rio pode montar o seu pr{\'o}prio modelo. O objetivo deste trabalho foi investigar uma solu\c{c}{\~a}o algor{\'i}tmica para os problemas de Model Checking que abordamos. Discutiremos as diversas decisões de design da implementa\c{c}{\~a}o que foram tomadas, e uma vis{\~a}o geral dos algoritmos utilizados. \url{http://www.dimap.ufrn.br/~sbmac/ermac2008/Anais/Resumos%20Estendidos/Implementa%E7%E3o%20de%20um%20gerador_JMarcos.pdf}", keywords = "Bounded Model Checking, L{\'o}gica Computacional" }
  • [2008,article] bibtex
    T. M. Barros, A. D. E. F. Araújo, and J. Marcos, "A implementação colaborativa de uma suíte de ferramentas on-line de apoio ao ensino de Lógica," VIII ERMAC–R3, 2008.
    @Article{ Barros2008,
      author = "Thiago M. Barros and Alexandre E. F. De Ara{\'u}jo and Jo{\~a}o Marcos", title = "{A implementa\c{c}{\~a}o colaborativa de uma su{\'i}te de ferramentas on-line de apoio ao ensino de L{\'o}gica}", journal = "{VIII ERMAC--R3}", year = "2008", abstract = "O Logicamente {\'e} uma su{\'i}te de programas implementados por alunos da disciplina de L{\'o}gica Aplicada {\`a} Computa\c{c}{\~a}o da UFRN e disponibilizada on-line, com o objetivo de auxiliar o aprendizado dos alunos e interessados na {\'a}rea de L{\'o}gica. Parcialmente financiado pela Pr{\'o}-Reitoria de Gradua\c{c}{\~a}o como um Projeto de Apoio {\`a} Melhoria da Qualidade do Ensino, o principal objetivo {\'e} criar uma su{\'i}te de programas que coloque em pr{\'a}tica os conceitos te{\'o}ricos estudados em sala de aula tanto no que diz respeito {\`a} sintaxe da L{\'o}gica Cl{\'a}ssica quanto {\`a} sua sem{\^a}ntica e {\`a} aplica\c{c}{\~a}o do m{\'e}todo computacional de resolu\c{c}{\~a}o. O grande diferencial deste projeto {\'e} ter, como diretriz principal, a participa\c{c}{\~a}o dos alunos em seu desenvolvimento, fazendo com que os alunos envolvidos estimulem sua curiosidade e buscando proporcionar assim outra abordagem ao estudo da L{\'o}gica, complementar {\`a}quela que foi apresentada em sala de aula. Pretende-se, para o futuro, transformar o Logicamente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde o aluno possa realmente praticar e aprender de forma dirigida, para al{\'e}m da sala de aula, os assuntos relacionados a L{\'o}gica." }

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